Entupimentos de bueiros: saiba como evitar

Desentupimento

Atualmente as enchentes se tornaram um grande problema, pois tem acontecido em várias cidades do Brasil, e causa grandes transtornos, por causa dos entupimentos dos bueiros.

Algumas pessoas têm o mau hábito de jogar lixos na rua e esse é um dos principais motivos de inundações.

Embora as enchentes tenham relação com fatores e causas naturais, fora do controle humano, elas podem ser tornar ainda maiores por causa das atitudes das pessoas.

Sabe que é função dos órgãos governamentais evitar entupimentos de esgotos, até porque eles possuem equipes de funcionários especializados em limpeza e prevenção de entupimentos. Mas não é por isso que a população não deva evitar esse tipo de situação, acabando de vez com esses maus hábitos que prejudicam o ambiente. É possível sim evitar entupimentos de bueiros e causar menos riscos de enchentes, saiba como:

 

Como evitar enchentes que geram entupimentos

Algumas ações são de responsabilidade dos órgãos das prefeituras que conseguem prever alguns estragos que vivenciamos. Atualmente, com a tecnologia avançada, existem recursos que permitem que seja previsto algumas inundações em algumas áreas, podendo possibilitar que os desastres sejam reduzidos.

 

A criação e estruturação de barragens, diminuição de geração de lixo, planejamento urbano e sistemas de drenagem também são importantes para que uma cidade funcione bem, evitando tragédias causadas por enchentes.

Além de causar grandes danos materiais e transtornos, as enchentes preocupam também porque pode provocar doenças e comprometer a saúde da população. Por isso, é importante ser um cidadão consciente e evitar maus hábitos que podem causar grandes tragédias a muitas pessoas.

Como evitar entupimentos de bueiros

  1. Não jogue lixo na rua, mesmo que você não encontre alguma lixeira por perto. O ideal é guardar esse objeto por um tempo até que encontre uma lixeira. Se não encontrar no caminho, espere até chegar na sua casa e aí faça o descarte do lixo
  2. Uma boa atitude é colocar uma lixeira em frente a sua casa para o descarte do lixo do seu lar. Isso ajuda e evita que animais de rua como gatos e cachorros revirem o seu lixo, fazendo uma sujeira desagradável, principalmente em dias de chuva, pois a água arrasta os resíduos para os bueiros
  3. Participe dos programas de reciclagem, veja os objetos que pretende jogar fora e verifique se estes não podem ser reutilizados. Caso não seja, há locais adequados, como postos de coletas nos bairros ou cidade
  4. Crie o bom hábito de varrer diariamente a sua calçada, evitando assim que folhas secas entre outros objetos sejam arrastados para os bueiros na chuva
  5. Se possível, mantenha um jardim na sua casa, pois isso ajudará a diminuir o fluxo de água da chuva que fica acumulada nos bueiros. Além de deixar o lar mais bonito, mas flores tornam o clima mais agradável
  6. Dê bom exemplo as crianças, pois elas copiam muito os comportamentos dos adultos. Eduque desde cedo e explique o porquê ela não deve jogar lixo na rua.

O bueiro entupiu e agora, como resolver?

Se esta situação acontecer, acione imediatamente o órgão responsável pelo saneamento básico da cidade. Como ele faz parte do esgoto do lado de fora das casas, não é responsabilidade da população resolver o problema. É importante estar sempre conscientizando os moradores sobre a prática dos bons hábitos.

Não jogue objetos e lixos nas ruas, existem destinos corretos para cada tipo de lixo como plástico, vidro, papel, orgânicos, entre outros. Contribua com o meio ambiente e deixe sua cidade limpa. Saiba mais em nosso site.

Quer saber mais sobre o tema de desentupimento? Conheça como funciona o hidrojateamento.

2 comentários em “Entupimentos de bueiros: saiba como evitar

Não é possível comentar.